Educação Financeira
A ARTE DE DOMINAR O DINHEIRO
                   

          

    

 

 

                                        

Como Ficar Rico Investindo Dinheiro

Quer saber como ficar rico investindo? Bem, esse é o sonho da grande maioria das pessoas.

Claro, nem todos tem essa aspiração, mas, no fim, ninguém nega que é muito bom todo o conforto que o dinheiro pode comprar. E ficar rico investindo dinheiro é uma das formas mais certas para chegar lá!

Não é preciso dizer que não existe ciência para ficar rico, cada história é uma história, cada pessoa é uma pessoa. Mas não tenha dúvida, entre as diversas maneiras de ficar rico, há algumas que valem para todo mundo.

Como Ficar Rico Investindo Dinheiro

Dentre as muitas formas de ficar rico, ninguém questiona que a mais comum é por meio do acúmulo de dinheiro e, por consequência, patrimônio.

Então, antes de qualquer coisa, é preciso estabelecer um padrão de vida em que haja margem para poupar.

Poupar x Investir

Antes de mais nada, é preciso entender que poupar e investir são duas coisas diferentes, porém interdependentes. Poupar é o ato de conseguir fazer com que haja "sobra" financeira no orçamento e, literalmente, guardar esse dinheiro.

Investir é o passo seguinte: é o destino que você dá para o dinheiro poupado, de modo que ele se multiplique ao longo do tempo - você vai, aos poucos, ficando rico.

Aprenda a viver com menos do que ganha

E se você perguntar: como posso ficar rico investindo? A resposta passa por "antes de mais nada, aprenda a viver com menos do que ganha".

Parece óbvio, mas muita gente ainda pensa no acabamento da casa antes de pensar nas fundações. Isso quer dizer: estão pensando em como ficar rico investindo em ações, mas sequer tem dinheiro para tal.

Primeiro faça uma revisão das expectativas de sua família e veja se elas estão alinhadas com sua realidade financeira. Em seguida, refaça seu orçamento do zero, elencando as coisas mais importantes e deixando as menos para o fim.

Por exemplo: se morar em um bairro nobre é importante para sua família, o resto todo tem que se adequar a isso; se a prioridade é a escola dos filhos, vale o mesmo raciocínio.

O que queremos dizer por "se adequar" é que, se em seu orçamento não está cabendo a escola, o carro e a casa, mas a educação dos filhos é prioridade, então é hora de trocar de carro e mudar-se de casa em prol do que é prioritário.

Ser frio é fundamental no processo de como enriquecer.

Mantenha pequenos prazeres. Jamais deixe pequenos prazeres de lado. Eles também são importantes!

Em seguida, é preciso procurar os "ralos financeiros", isto é, toda fonte de desperdício de dinheiro. Por favor, esqueça a palavra "supérfluo" por um instante.

Se você deixar tudo o que gosta de lado, principalmente os pequenos prazeres, a vida passa ser um grande fardo e o ciclo vicioso de falta de prazer levará à frustração, depressão e, muitas vezes, usa-se o consumo como fuga desse quadro.

Por isso, de forma equilibrada, manter pequenos prazeres como beber um vinho vez, ou outra ou fazer um esporte, é fundamental nessa caminhada. E se você se concentrar nos desperdícios, menos ainda vai precisar abdicar do que gosta.

O que são esses "ralos"? Os exemplos são muitos: assinaturas de revistas que você não lê e que hoje estão disponíveis na internet. Assinatura de pacotes com muitos canais de TV, sendo que você assiste 2 ou 3.

Pacote de minutos de celular muito maior do que você usa. Ter dois carros, sendo que um fica quase sempre parado, e hoje existem opções mais baratas de transporte.

Esforço e muita dedicação estão no cerne de como se tornar uma pessoa rica, jamais perca isso de vista.

Economize

Por fim, economize e poupe de forma intencional! Não espere "sobrar" no fim do mês.

Coloque o dinheiro para investir como uma "despesa", assim, logo no ato do seu recebimento, separe o dinheiro das contas, tendo o percentual para poupar dentro disso.

Por exemplo, você separa dinheiro da água, luz, telefone e, junto, dos investimentos. Assim, não corre risco de gastar e, claro, não sobrar. Lembre-se: precisa haver intencionalidade.

Invista em Educação Financeira para se Tornar uma Pessoa Rica

Se você está lendo este texto e chegou até aqui, é provável que a afirmação do subtítulo faça total sentido, não é?

Poucas pessoas discordam de que o melhor investimento do mundo é investir em si mesmo. Quer saber o que fazer para ficar rico, antes de todo o resto? Estude!

A educação financeira tem em seu propósito promover a riqueza e o bem-estar das pessoas. É a ideia de aprender a cuidar de suas finanças para viver bem hoje e sempre.

E isso não quer dizer ser o mestre da bolsa, das planilhas e análises, nem tampouco viver obcecado por suas finanças, nada disso!

É justamente o contrário: é saber o suficiente para tomar decisões inteligentes, ponderadas, para viver bem, pensando no dinheiro apenas nos momentos que devem ser dedicados para isso.

Você não precisa se tornar um analista ou trader, mas ao menos entender o que eles estão falando, de forma que o seu conhecimento e toda informação disponível se somem para a melhor tomada de decisão.

É comum querer ir “direto ao ponto” e repetir velhas perguntas: como ficar rico investindo na bolsa? Como ficar rico com dividendos?

Enfim, como posso ficar rico investindo? É o que falei a pouco: paciência, muito esforço e aprendizado são fundamentais nesse processo.

No momento que a educação financeira fizer parte de sua vida, algumas respostas para o que todo mundo sonha serão bastante óbvias.

Você não vai mais ser o tipo de pessoa que vai procurar como ficar rico em pouco tempo ou como ficar rico em um ano. Você vai estar na outra ponta, daqueles que sabem que, embora possível, é muito mais difícil do que a maioria pensa.

E, se alguém tivesse a fórmula, não iria ensiná-la.

Posso Ficar Rico Investindo na Poupança?

Se a resposta parece banal, lembre-se que até pouco tempo, você também colocava seu dinheiro na poupança, se é que ainda não o faz. A resposta é simples: não.

Aliás, você já deve ter visto o segredo de ganhar dinheiro com a poupança. Não? Simples, tire o dinheiro de lá!

Não há como ficar rico investindo na poupança e a razão é simples: a poupança remunera muito mal. Mesmo entre os investimentos de baixo risco, ela perde feio para muitas alternativas.

Basta dizer que já tem algum tempo que a poupança tem rendimentos inferiores à inflação. Colocando de modo muito simples: você está, literalmente, perdendo poder aquisitivo.

Então, além de ser virtualmente impossível ficar rico com a poupança, você ainda tem boas chances de empobrecer.

Lembre-se: um bom investimento precisa, no mínimo, proteger seu capital da inflação, com algum retorno acima dela.

Entenda de números, rentabilidade e liquidez

Cá estamos novamente na educação financeira. É imprescindível entender o básico, simples assim. E quando não souber, pergunte.

Não fique fazendo cara de quem está entendendo tudo o que te falam, e acabar trocando os pés pelas mãos.

Como o Gerente do meu Banco pode me Ajudar a Ficar Rico?

A resposta é simples: ficando fora do seu caminho. Deixar que o gerente do banco "cuide de seu dinheiro" é como entregar um rebanho de ovelhas para um lobo. Não nos referimos à pessoa em si, as ao papel que ela ocupa.

Lembre-se que o gerente é funcionário do banco, não seu amigo. Logo, ele atende aos interesses da empresa (embora ele jure o contrário).

E nesse ponto há um grande conflito de interesses, pois, como esses profissionais também atuam de forma comercial, inclusive com metas de vendas a serem cumpridas, na maioria das vezes os produtos ofertados são aqueles melhores para o banco e não para o cliente.

Veja o caso dos títulos de capitalização e tire suas próprias conclusões. Como ficar rico com o banco mais subtraindo do que somando?

Por isso estamos aqui. Na Rico, entendemos que quando nosso cliente ganha, ganhamos também. Por isso, nos preocupamos genuinamente com você. Pois seu resultado está diretamente ligado ao nosso sucesso.

E entendemos que ter o menor peso possível em seus custos faz parte dessa estratégia.

É Possível Ficar Rico Investindo?

Neste ponto você deve estar ansioso para perguntar: mas, afinal, como posso ficar rico investindo?

Desde o início do texto, reforçamos que não existe um “único como”, mas um conjunto de atitudes e fatores que estão ligados ao sucesso financeiro das pessoas.

O importante é que é possível, sim, ficar rico investindo! Aliás, em verdade, não há outra fórmula além dessa.

Até para ganhar na loteria, você precisa investir o valor da aposta e seu tempo para realizá-la.E os exemplos são muitos – nós poderíamos escrever um texto apenas sobre eles.

Então, investir é o caminho para ficar rico. E não significa apenas investimentos do mercado financeiro. Passa desde investir em sua educação, o que é primordial, até investir em abrir um negócio ou até mesmo em imóveis.

Umas das coisas mais importantes é sempre ter em mente que o retorno é proporcional ao investimento e ao risco que se está disposto a correr. Resultados extraordinários não provém das decisões mais conservadoras.

Não adianta investir R$ 100,00 no CDB e esperar ganhar 1 milhão do dia para a noite, combinado?

Vocês querem dizer que não há como ficar rico investindo pouco dinheiro? Não, de forma alguma nós diríamos isso.

É possível, sim, contanto que que haja disciplina (falaremos disso adiante), paciência (pois leva tempo) e que você esteja disposto a sair da zona de conforto.

O pouco, com disciplina e tempo, vai se tornar muito. Então, sim, é possível ficar rico investindo pouco, desde de que seja um pouco com muita constância. E sempre que "entre algo a mais", você use para aumentar ainda mais seu bolo.

Tudo isso em essência está relacionado a como ficar rico economizando, já que, se não houver essa cultura - de fazer mais com menos -, toda a cadeia virtuosa se quebra.

Nunca é demais lembrar: tudo começa com economizar, poupar, investir e, assim, enriquecer.

Não Pare Nunca de Investir

Não importa o caminho que escolher, a disciplina é fundamental. Por isso, seja pouco ou muito, invista com regularidade e frequência. Não pare, pois isso impacta diretamente nos resultados e, claro, no seu futuro.

Um dos grandes problemas nesse caminho é, quase sempre, o desvio. Tem sempre algo para te tirar do caminho, e a cada "escorregada", aumenta a distância para seus sonhos. Lembra da intencionalidade? Ela precisa estar sempre presente.

Não use qualquer desculpa para deixar de investir regularmente e tampouco para usar o dinheiro já investido. Claro, não estou dizendo que frente a uma catástrofe, você deva priorizar o dinheiro.

No entanto, o que a maioria faz é contar mentirinhas para si mesmo para racionalizar esse tipo de comportamento.

Outro ponto de vista é continuar investindo mesmo depois de atingir seus objetivos. Assim, você não só garantirá a manutenção de seu patrimônio como o aumento dele.

Desenvolver maus hábitos é tão fácil, não é? Porque esse bom hábito de ficar investindo para enriquecer é fundamental.

Faça um Planejamento Financeiro Pessoal

O planejamento financeiro não é apenas ter uma planilha ou um aplicativo para controlar seu dinheiro. É alinhar suas expectativas à realidade antes de tudo. Feito isso, definir objetivos possíveis e traçar metas plausíveis para chegar até eles.

Seria uma foto panorâmica da sua vida: onde você está e aonde quer chegar. Assim, além de montantes a serem investidos, você definirá prazos, planos alternativos e o tipo de investimento adequado a cada um deles.

Dentro do seu planejamento devem estar contemplados itens fundamentais como reserva de emergência e aposentadoria. Além disso, seus planos mais imediatos, como viagens e trocas de carro.

É importante que você se dedique a esse ponto, pois um planejamento feito com carinho vai lhe poupar dos dissabores de ser pego de surpresa, numa emergência ou mesmo em sua velhice.

Um bom planejamento permite que você tenha um futuro tranquilo, sem abrir mão de seu presente.

É no planejamento, por exemplo, que você entende o papel do seguro de vida e como ele se torna menos necessário conforme seu patrimônio floresce.

Existe ainda a figura do Planejador Financeiro Pessoal. Um profissional cuja premissa é ajudar as famílias a construir seu planejamento e se ater a ele.

Muito comum nos Estados Unidos, o Planejador Financeiro começa a ganhar força por aqui. Como pode ver, as ferramentas estão aí, basta fazer.

Juros Compostos: a Fórmula mágica para enriquecer

Se há uma fórmula mágica no caminho para a riqueza, ela é feita de juros compostos. Por isso investir sempre e de forma regular é tão importante.

O tempo é um aliado poderoso dos juros, pois, num período longo, em determinado momento seu patrimônio vai ter mais juros do que o investimento principal em si.

Mas jamais se esqueça que a mesma força que constrói tem um poder muito maior de destruição.

Se é possível receber de 13% até 20% ao ano como investidor, você pode pagar até 470% ao ano como devedor. Imagine o que isso faria com você e seu dinheiro...

Por isso é tão importante e fundamental a questão do orçamento, disciplina e planejamento financeiro. Esse é o tipo de "acidente" que prejudica uma vida inteira.

Voltando ao ponto, os juros sozinhos não operam milagres. Volto a dizer, os principais aliados são o tempo e a constância. Quanto mais tempo você investir e mais regulares forem os aportes, mais incríveis serão os resultados.

Além de buscar rentabilidade, preocupe-se em manter-se sempre no caminho certo. Muito mais importante do que o investimento, é ser o investidor mais disciplinado.

Comece Agora a Investir para Ficar Rico

Um outro equívoco comum é esperar a tal "hora certa" para começar a investir. Isso simplesmente não existe! A hora certa é agora. Quer dicas para ser rico? Essa é a principal: comece agora!

Você se lembra da relação entre juros compostos e o tempo? É exatamente isso: quanto antes começar, mais tempo para a "mágica" acontecer – e assim, melhores serão os resultados.

Comece do começo, pelo seu orçamento e todas as etapas que falei neste texto, mas, o recado é: não perca tempo. Se já tem um "dinheirinho" na poupança, abra sua conta na Rico e transfira agora mesmo.

Fale com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas.

Ou comece devagar, no Tesouro Selic, que é o "substituto natural" da poupança, porém, com duas grandes diferenças: rende até 50% mais e sua rentabilidade é diária (a poupança só no fim do ciclo de 30 dias).

Como pode ver, mesmo no investimento considerado mais conservador de todos, você já vai estar muito melhor do que está hoje.

Conclusão

Em resumo, como ficar rico investindo dinheiro passa por diversos pontos. Você precisa organizar sua vida financeira com um planejamento e claro, mudando seu comprotamento com uma educação financeira.

Como vimos, você não conseguirá uma boa rentabilidade apenas investindo na poupança.

Portanto, comece a aplicar em outros ativos como CDBs, Tesouro Direto, outros ativos de renda fixa, e depois de ter uma reserva de emergência, arrisque mais com fundos de investimento.

O primeiro passo para isso é criando sua conta em uma corretora. Ela será sua parceria, ensinando você a investir e disponibilizando os melhores investimentos disponíveis no mercado.

Fonte: Rico


Voltar Página Principal | Voltar Para o Topo

[ APRENDA MAIS! ]

Guia Completo do Investidor Iniciante

Como Ficar Rico Investindo Dinheiro

Dízimo Pessoal - Rumo a Sua Liberdade Financeira

O Guia Prático Para um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

A Solução Definitiva Para Sair das Dívidas Rápido

Investimentos de Curto Prazo: Os melhores para 3 e 6 meses Disponível em 21/11/2017.

O que é taxa Selic e como afeta investimentos
Disponível em 22/11/2017.

IPCA: O que é inflação e como afeta investimentos
Disponível em 23/11/2017.

O Que é IGPM e Como Ele Afeta Seus Investimentos?
Disponível em 25/11/2017.

O Que é Copom: Como Ele Impacta Suas Aplicações
Disponível em 27/11/2017.

O Que é CDB e Como Investir: Saiba Tudo Agora
Disponível em 28/11/2017.

Aprenda como a educação financeira é importante de ser ensinada para as crianças. Disponível em 30/11/2017.

.....p........p..